O que é Politetrafluoretileno?
PTFE é a abreviatura de politetrafluoretileno, um plástico de polímero de etileno. Os átomos de água neste polímero foram substituídos por moléculas de flúor. É por isso que esse grupo de plásticos, que também inclui FEP e PFA, é chamado de fluoroplástico.
São as moléculas excepcionalmente longas do polímero de etileno que fornecem as propriedades antiaderentes pelas quais o teflon se tornou tão conhecido. Esse fluoropolímero é versátil e de alto desempenho. É comumente composto de átomos de carbono e flúor.
O PTFE possui excelentes combinações de propriedades químicas, mecânicas, térmicas e antiaderentes.
O PTFE é resistente à praticamente todos os tipos de produtos químicos. Somente os metais alcalinos fundidos e o flúor a altas temperaturas podem alterar sua estrutura.
Sua temperatura de trabalho é de 250ºC em trabalho contínuo e 340ºC por período limitado de tempo, porém com perdas em suas propriedades mecânicas.
Devido a sua composição, o PTFE é um material antiaderente e inflamável e quando for necessário, pode-se através de tratamento químico tornar sua superfície aderente, proporcionando a colagem.
Possui o mais baixo coeficiente de atrito dentre todos os sólidos conhecidos, não havendo diferença entre seu coeficiente de atrito estático e dinâmico.
Principais Características;
-
Resistência química;
-
Boa resistência ao calor e baixa temperatura;
-
Boa potência de isolamento elétrico em ambientes quentes e úmidos;
-
Boa resistência à luz, UV e intempéries;
-
Baixo coeficiente de atrito;
-
Baixa constante dielétrica / fator de dissipação;
-
Fortes propriedades antiaderentes;
-
Flexibilidade;
-
Boa resistência à fadiga sob baixo estresse;
-
Baixa absorção de água.