top of page

O que são Gaxetas?

As gaxetas são anéis de vedação que podem ser aplicados em sistemas estáticos como, por exemplo, portas de estufas e vedação de tampas de inspeção e de visita. Mas também podem ser aplicadas em sistemas dinâmicos, como vedação em válvulas, bombas e reatores. 

Utilizadas em sistemas com elementos axiais como cilindros, pistões e eixos em geral, a vedação proporcionada pelas gaxetas se dá pela pressão que o material desempenha contra a parede do elemento axial.

As gaxetas fazem vedação para sistemas de baixas, médias e alta pressão. As especificações de cada material empregado na sua produção determinam as condições de operação para cada produto. 

De características e mecânica simples, elas contêm alto grau de inovação em seus materiais empregados (fibras e lubrificantes), que devem ter resiliência, resistência química e mecânica adequadas.

Como funciona a Gaxeta

As gaxetas trabalham sob compressão. Os engaxetamentos mecânicos ou de pressão consistem em vários anéis que são inseridos no espaço anular (caixa de gaxetas) entre o membro giratório ou alternativo e o corpo da bomba ou válvula. 

Ao apertar o preme gaxeta contra o anel superior ou externo, a pressão é transmitida ao conjunto de gaxetas, que expande os anéis radialmente contra a lateral da caixa de gaxeta e efetua a vedação.

O funcionamento adequado das gaxetas utilizadas no serviço de bombas rotativas ou alternativas normalmente depende de um filme de fluido para resfriar, lubrificar e reduzir o atrito.

É esperado um vazamento residual, mas a quantidade de vazamento considerada normal depende diretamente do tipo de gaxeta. No entanto, o limite de vazamento aceitável é de 50 gotas por minuto.

As que não apresentam vazamento são as gaxetas de compressão usadas em válvulas com movimento lento ou pouco frequente, ou operações estáticas.

bottom of page